Reconquistar um amor...até onde vale a pena?
Você pode ter inúmeras teorias na vida. Sejam elas sobre profissão, condições financeiras, atitudes no ambiente familiar ou acadêmico, comportamentos infantis que terceiros adquirem durante a puberdade, a novela das oito, a teoria da Darwin, os conceitos básicos de como resolver uma equação de primeiro grau, ou até mesmo a reprodução dos golfinhos. Mas algo que teoria alguma não é capaz de se resolver sem prática é a reconquista de um amor perdido.
Não! Realmente não estamos falando de uma simples reconquista em que meros beijos e abraços calientes podem fazer voltar tudo o que um dia já existiu entre duas pessoas. Não existe um mapa ou um guia especial para ser inteligente. Ou a pessoa é inteligente de não se arriscar em perder, ou ela não vale a pena o bastante para ter aquele alguém ao seu lado. Considerando a razão das pessoas serem muito volúveis, eu vos digo: “Não faça com o outro aquilo que não gostaria que fizessem contigo”. Essa oração pode parecer clichê, mas é explicativa ao esclarecer que da mesma forma que temos o poder de machucar, podemos sair machucados.
No mundo do amor a regra única que cabe para todas as situações e histórias é: seja honesto não importa o que digam, o que pensam ou como agem. Honestidade é tudo. E antes de pensar em ser honesto com o outro, seja primeiramente honesto consigo mesmo. Se encare no espelho e faça a seguinte pergunta: O que eu quero para minha vida? Podem vir várias respostas em sua mente, mas dentre elas, uma lhe fará raciocinar sobre o motivo de você e aquela pessoa que é tão especial, não estarem mais juntos. O que aconteceu? Como deixei isso acontecer? Como essa pessoa foi escapar?
Vamos deixar as lágrimas de lado neste momento, você já as gastou quando fora concretizado o fim do namoro. Ou até mesmo possa ter dado uma festa. Mas não importa. O que realmente é importante é que você a quer de volta. E para isso está disposto a pagar um preço, sendo barato ou caro demais – conseqüências existem e estão aí para que percebamos o significado de tudo que é relevante em nossa vida. Vamos esquecer também as dores do passado. Dor é dor e ninguém gosta de sentir, muito menos duas vezes. Então coloque em mente que sua reaproximação não pode causar nada que remeta a complicações que já sofreram no passado. Caso contrário, sua chance de ter aquele alguém novamente em sua vida pode tornar-se impossível. Falamos de honestidade no parágrafo acima, ou seja, a reconquista precisa ser 100% honesta. Você precisa ter certeza que vale a pena. “Há certas coisas que são melhores quando deixadas para trás”. Tenha plena convicção de seus sentimentos e apenas corra atrás do prejuízo se de fato for cabível. “Quando um espelho se quebra, mesmo que reúna todos os cacos, sempre haverá rachaduras”. E assim é na vida. Há erros que por mais que tentamos reparar, aos olhos do próximo, estes serão sempre irreparáveis.
Um coração partido é um oceano de águas turvas e tempestades estonteantes. O perdão é a atitude mais nobre que alguém possa ter e que exige maior esforço de compreensão. Se perdoar de mágoas passadas, significa amadurecimento e evolução espiritual. Mas independente de sentir-se perdoado, precisamos considerar que as pessoas são diferentes e se comportam de maneiras distintas eventualmente. Significa que por mais que você tenha evoluído como pessoa, sua eterna paixão pode não conseguir conviver com o seu novo eu por ainda possuir imagens e posturas antigas suas que implicaram no término do namoro.
Reconquistar um amor é tentar reconstruir uma cidade de sentimentos que fora assolada por um Tsunami de problemas. Paciência é uma virtude para poucos. É restabelecer a confiança ou simplesmente reconstruir tudo o que de alguma forma, saiu dos trilhos. São incontáveis os motivos para qual um relacionamento pode ter um ponto final. Para muitos deles, há volta, mas não harmonia. É aquela velha brincadeira do ioiô – vai e volta. E uma hora cansa. Fica exaustivo. Chato. Sem visão de futuro. As pessoas preferem sofrer juntas a encarar a solidão, mesmo que para isso custem algumas lágrimas e o sentimento de vazio. Mas nem sempre é assim. Para alguns é alívio, motivo de felicidade por saber que a vida continua.
O amor está em toda parte. E as pessoas pensam e agem diferentes. Reconquistar a pessoa amada pode demandar mais sofrimento e mais desgaste em uma relação frágil já desgastada. Valer à pena é subjetivo nessas questões devido ao número de relacionamentos que vemos todos os dias. A questão principal é: se você gosta, se você ama, você certamente cuidará do relacionamento contribuindo para que ele se desenvolva, cresça e vire casamento. Erros fazem parte da personalidade humana. Todos nós cometemos e iremos cometer erros, somos simplesmente suscetíveis a isso. Certos erros não se comentem no mundo do amor, e não é uma regra - são apenas boas práticas. Não faça chorar quem te faz sorrir. Ou se cair em prantos, sinta-se livre para partir, com maturidade e honestidade. As pessoas não se pertencem. Não somos objetos de prazer. Somos criaturas da terra com um alto poder de fazer, realizar, ser.
Antes de ansiar por um amor perdido, simplesmente não o deixe partir. E se caso acontecer, veja e reveja pontos importantes. Aprenda, evolua, não repita os mesmos erros. A vida é feita de momentos, de constantes formas de aprendizado e de teorias insanas. Para todas as coisas a insanidade é apenas resultado de pura fraqueza, porém há quem pense que o amor é insano – e na verdade o amor é o melhor que temos em nós mesmos.
“Reconquiste o amor existente dentro de sua alma e quando estiver pronto, poderá compartilhar este sentimento desfrutando de uma realidade que acima de tudo, superou todas as feridas de um passado”.
Guih Santos