top of page

Regra ou Exceção?

INT. RED MAPLE - NOITE

Está tarde. O bar está quase vazio. Alex está totalizando os recibos - e Gigi está enrolando com uma bebida.

ALEX

Olha, você parece uma garota legal, então eu vou ser bem honesto com você - Conor nunca vai te ligar.

GIGI

Ah, é mesmo? Como você sabe?

ALEX

Por que eu sou homem. E é isso que a gente faz.

GIGI

(esperançosa)

Ele disse que foi legal me conhecer.

ALEX

Eu não me import se ele disse que você foi a favoritinha dele desde a mãe dele e Joanie Cunningham. Já se passaram mais de uma semana – e ele não te ligou.

GIGI

Talvez ele tenha ligado e eu não recebi a chamada. Ou talvez ele perdeu o meu número, ou estava fora da cidade, ou foi atropelado por um táxi, ou a avó dele morreu.

ALEX

Ou talvez ele só não te ligou por que não está interessado em te ver de novo.

GIGI

Tá bom mas minha amiga Terri uma vez saiu com um cara que nunca ligou e ela se desapegou total – então depois de um ano depois, ela correu atrás dele --

ALEX

Sua amiga Terri é uma idiota. E ela é a exceção.

GIGI

Tudo bem. E se eu for a exceção?

ALEX

Você não é. Você é a regra. E a regra é – se um cara não te liga, é por que ele não quer.

GIGI

É mesmo? Sempre?

ALEX

Sim. Sempre. Eu sei o que é dar um perdido numa mulher. Eu faço isso sempre. Confie em mim – se um cara te tratar como se ele não se importasse -

- é por que ele não importa. Sem exceções.

Gigi pensa a respeito.

GIGI

Porque está me dizendo tudo isso?

Isso não é segredo de homem?

Alex RI.

ALEX

Eu não sei. Você parecia mesmo precisar de ajuda.

GIGI

Obrigada. Você me fez pensar bastante.

Gigi sorri para ele.

INT. MCCORMICK SPICES CORP. HQ - DIA

Gigi entra – careegando vários papéis bagunçados, com cabelo bagunçado e usando a mesma roupa que nós vimos na cena anterior.

JANINE

Tá tudo bem?

GIGI

Fiquei acordada a noite toda.

JANINE

Por favor me fala que você estava trabalhando no jornal.

GIGI

Claro. Está basicamente pronto. Mas isso é importante.

JANINE

O que houve com o seu cabelo?

Beth sai de sua sala e olha para Gigi.

BETH

Por favor vá até minha sala antes que os outros percebam os pedacinhos de bolo em seu cabelo.

INT. MCCORMICK SPICES CORP. HQ – SALA DA BETH - DIA

Gigi passa em frente a mesa de Beth.

GIGI

Eu acho que eu descobri. Lembram quando eu sai com aquele notório público? E ele me traiu? E a Anastacia do andar de cima nos disse que a história de como o namorado dela a traiu no início – então ele mudou da água pro vinho de repente e se casaram apaixonadamente?

BETH

Eu pensei que o cara era um servidor de processos.

GIGI

Não, não é. De qualquer forma, a questão é -

Anastasia é a exceção. Não a regra. Temos que parar de ouvir essas histórias – porque a regra é que a maioria dos caras que te traem na sua cara é porque não se importam de verdade com você.

BETH

Ok...

Gigi consulta a pilha de papéis.

GIGI

Anexo A: Chad, o baterista que viveu em seu espaço de armazenamento. Ele apenas me usava para passeios, e ainda eu continuei a perseguir ele a maior parte do ano de 1998. Então teve o Don, que terminava comigo todas as sextas para ter os finais de semana livre. E eu estava tão desiludida sobre a nossa relação que eu referia a ele como se fosse meu marido para pessoas que eu nem conhecia como minha higiene dental.

(MAIS)

GIGI (CONT'D)

E todos os meus amigos me contariam histórias sobre como as coisas podem funcionar com esses caras desprezíveis porque eles conhecem alguém que namorou um idiota assim como o meu e essa garota acabou se casando e vivendo feliz para sempre. Mas isso é a exceção. E nós não somos a exceção – nós somos a regra.

Gigi senta. Mas Beth estava ouvindo.

BETH

Tá bom. Vamos ver se eu entendi. O que você está dizendo é que quando pessoas falam que uma garota que namorou um cara por treze anos e se casaram – é a exceção. E que a regra é quando caras – como o Neil – que está com garotas – como eu – por sete anos sem casar – nunca vão se casar.

Beth está séria. Gigi congela, tenta refazer a história.

GIGI

Não. Não, não, não. Não foi o que eu disse. Isso não tem nada a ver com você. Só estava falando, você sabe, sobre mim, especificamente.

Mas Beth, sabia que era sobre ela, também.

A cena acima é do filme "Ele não está tão afim de você" e pode ser comparada a vida de muita gente quando o assunto é RELACIONAMENTO. Você é a regra ou a exceção daquele alguém? Como saber que você é a exceção com tantas regras já pré estabelecidas?

Bem, existe como saber se você é ou não aquele elemento que faltava para completar ou fazer sentido maior na vida de alguém. Nós sempre buscamos o amor, passamos a vida inteira buscando ser amado, compreendido, acolhido. Vamos entender comigo mais ou menos como isso funciona?

SE ELE (A) NÃO LIGAR NO DIA SEGUINTE...

Regra. Mas por que regra? Não existe essa de “perdi o número”, ou “estava sem créditos” ou “fui devorado por um camelo”, de todas as opções a última soaria mais verdadeira. Se ele não te ligar no dia seguinte nem nos dias subseqüentes é porque ele realmente não está afim de você e você é uma regra. Ou seja, é aquela pessoa que chega, passa e não muda nada. A maioria das pessoas são regras.

SE ELE (A) TE LIGA NO DIA SEGUINTE...

Exceção? Não se iluda. Calma aí, vamos com muita calma mesmo. Se ele te ligou no dia seguinte é um bom sinal, pelo menos houve um interesse, depende saber até quando vai este interesse. Lembre-se, quem está interessado de verdade, faz acontecer.

SE ELE (A) TE APRESENTA PARA OS AMIGOS DELE (A)...

Exceção. Isso não acontece com quem não está interessado. Se ele ou ela te apresentou para os amigos, é porque há uma importância das pessoas do meio dele saberem que você é importante para ele. E isso é super legal. Mesmo se ainda não apresentou mas há uma preocupação e vontade em apresentar, já é válido.

SE ELE (A) MANTÉM CONTATO COM VOCÊ E COM OUTRAS POSSIBILIDADES...

Regra. É claro! Quem está interessado em você não irá abrir oportunidades para outras pessoas a não ser você. A chance é sua. Se existe concorrência no pedaço, é porque essa pessoa não está te levando a sério.

EX QUE FAZ PARTE DO PRESENTE DELE (A)...

Regra. Não existe EX que faça parte da vida do seu atual pretendente. Se o EX ainda está ali, é porque a relação deles ainda não terminou, ou se terminou tem alguma possibilidade de volta, e você não é a exceção. A exceção sempre estará em primeiro lugar, e não terá lugares para EXs.

SE ELE (A) TE APOIA NAS DECISÕES

Exceção. Quando decidimos fazer algo e estamos empolgados com isso, nada melhor que aquele apoio da pessoa interessada. E quando este apoio vem isso é uma exceção. A regra nunca apóia, pois os interesses do outro nunca serão importantes, ou pelo menos não tão importantes que o faça parar minutos do dia para te dar aquela moral.

ELE (A) FALA QUE TE AMA, MAS NÃO QUER SAIR DA BALADA...

Regra. Quando encontramos a pessoa que ditamos ser nossa exceção, nos sentimos completos. Então por que eu iria viver na balada se eu já não preciso de mais ninguém pra suprir minhas expectativas? “Ah, mas a balada não serve só pra beijar, podemos ir só pra dançar e se divertir”. Tudo bem. Convença-me. Dê-me apenas um motivo para querer ir pra balada desacompanhado. Balada não é lugar pra gente que quer algo sério. Até poderia ser, mas as pessoas deixaram de respeitar umas as outras.

QUANDO VOCÊ É TUDO AQUILO QUE NINGUÉM MAIS É

Exceção. Quando você tem uma importância grande na vida do outro, uma importância que você sabe que ninguém mais tem, isso definitivamente é uma exceção. A regra sempre será igual ou semelhante, a exceção é única e diferente de tudo.

Procure não ser a regra na vida das pessoas. Ninguém precisa ser mais um quando pode ser único. A exceção é especial, rara, divina. Seja a exceção. Mostre aquilo que tem de melhor e saiba que ter respeito é a principal fonte para construir bons laços amorosos.


Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Meus Blogs Favoritos
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page